O Grupo Coral de Sesimbra é um conjunto de cerca de 32 elementos de várias classes etárias e de ambos os sexos que têm como denominador comum o amor à música. Foi formado a 17 de Setembro de 1988, tendo por grande objectivo trabalhar em prol da difusão da cultura musical, ensaiando em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Sesimbra.
A comissão de arranque do Grupo Coral de Sesimbra então constituida por Maria Teresa Sanches, já falecida, Maria Manuela Marinheiro, Ana Maria Marinheiro, João Domingos Martelo e Joaquim Fernando Carapinha, exerceu funções até 1991, data em que foram eleitos os corpos sociais sendo nomeada como presidente Augusta Morais Catarino.
O nosso primeiro ensaio teve lugar a 17 de Setembro de 1988 motivo pelo qual celebramos nesta data o aniversário do Grupo.
Honra-se em representar a Vila e o Concelho de Sesimbra, em vários pontos do país, em encontros de coros, nas Associações de Cultura e de Recreio e em manifestações organizadas tanto pelas autarquias como por outras entidades.
Embora a maioria dos elementos que integram este grupo não tenha conhecimentos técnicos de música, isso não os impede de a interpretar com toda a dignidade e legitimidade. Nesse sentido, tem havido um enorme e continuado esforço na mobilização de novos elementos que também amem a música.
A orientação técnica, nas várias fases cronológicas atravessadas pelo Grupo Coral de Sesimbra, foi repartida pelas maestrinas Patrícia Bastos, Luísa Cagica, Olga Beliaeva, Carlos Santos Silva e desde Setembro de 2007 é dirigido pelo maestro Pedro Casanova.
O repertório do Grupo Coral de Sesimbra é, na sua maioria, polifonia “A Capella”, mas distribui-se entre música sacra, música popular, cancioneiros de várias épocas e locais, música tradicional portuguesa e, ultimamente, traduz-se em obras clássicas com acompanhamento instrumental.
Tem esta formação coral actuado em inúmeros palcos de Norte a Sul do País.
Lançou em Junho de 2006 o seu 1º CD “Sons de Primavera”.
Sons de Primavera com as canções: Non
nobis Domine, Verbum caro factum est, Nova Nova, Mas vale trocar, Venid a
Sospirar al verde prado, A la Villa Voy, Quem tem farelos, Alta Trinita Beata, Gaudeamus
unanimiter,Go Down Moses, Kumbaya, Campana sobre Campana, Limpiate con mi
pañuelo, Gobbo so pare, Camponesas, Se fores ao Alentejo, Vira de Sesimbra.
Sem comentários:
Enviar um comentário